06/08/2020
21:43:46
SinalTV - Canal MEO 500520
07-04-2020
Sociedade

BOTICAS: Sapadores florestais asseguram limpeza da floresta

BOTICAS: Sapadores florestais asseguram limpeza da floresta

Trabalho de limpeza está a ser realizado pela Brigada de Sapadores Florestais da CIMAT.

Nas duas últimas semanas a Brigada de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT) tem limpo áreas florestais no concelho de Boticas.

Os trabalhos têm sido apoiados por um trator destroçador de mato, capaz limpar locais para acesso de veículos em ações de combate a incêndios florestais, informou o município em comunicado.

Neste período a brigada já “procedeu à gestão do combustível numa faixa lateral de terreno com uma largura de aproximadamente 10 metros na Estrada Municipal 312 e, ainda, à limpeza do estradão que atravessa uma vasta área de pinheiro bravo entre a localidade de Mosteirão e a casa florestal de Veral”.

A Brigada de Sapadores Florestais do Alto Tâmega foi criada em abril de 2019, sendo constituída por 14 sapadores e um Técnico florestal, especialista em fogo controlado. Esta Brigada é composta por três equipas de cinco profissionais, apoiados por uma viatura florestal por equipa, que operam nos seis concelhos da região.

De recordar que recentemente a equipa recebeu um trator florestal para utilizar em operações de prevenção e de defesa da floresta contra incêndios que está já a ser utilizado dada a sua capacidade de resposta na limpeza de combustível.

Fotografia CM Boticas

Sara Esteves

  • BOTICAS: Sapadores florestais asseguram limpeza da floresta
  • BOTICAS: Sapadores florestais asseguram limpeza da floresta

Outras notícias