20/11/2019
20:38:39
SinalTV - Canal MEO 500520
28-11-2016
Cultura

Boticas recebe visita da FAO

Boticas recebe visita da FAO

Depois de Montalegre foi a vez de Boticas receber a visita de Mauro Agnoletti, representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Tal como aconteceu na vila Montalegrense, Mauro Agnoletti visitou o concelho de Boticas acompanhado pelo presidente do município e junto dos agentes locais teve a oportunidade de observar a cultura as paisagens e a gastronomia botiquense. O representante da FAO visitou vários produtores de fumeiro e criadores de carne barrosã, a Cooperativa Agrícola de Boticas, um dos maiores produtores de mel certificado da região, o Boticas Parque e também a aldeia preservada de Vilarinho Seco.

Esta visita surge no sentido de candidatar a região de Barroso (concelho de Montalegre e de Boticas) a património paisagístico da humanidade, através do programa “A importância mundial do Património Agrícola”.

Para Fernando Queiroga, presidente do município de Boticas explica que “É com enorme orgulho que vejo as nossas tradições, usos e costumes poderem ser reconhecidos a nível mundial. Esta candidatura permite constatar que, afinal, a nossa preocupação em lutarmos para manter o que é nosso, preservando a nossa genuinidade, está a ser valorizado e reconhecido e o facto do Concelho poder vir a ser classificado como património paisagístico enche-nos de orgulho, abrindo excelentes perspetivas para o futuro da nossa terra”.

O processo de candidatura envolve várias instituições: Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD), Universidade do Minho (UM), Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega (ADRAT) e a Direção Regional de Agricultura e Pesca do Norte (DRAPN).

Caso a candidatura seja aprovada e reconhecida, o Barroso será a primeira região da Europa a conseguir alcançar tal feito. 

Redação / Comunicação CM Boticas

  • Boticas recebe visita da FAO
  • Boticas recebe visita da FAO
  • Boticas recebe visita da FAO
  • Boticas recebe visita da FAO
  • Boticas recebe visita da FAO
  • Boticas recebe visita da FAO

Outras notícias