20/10/2019
03:43:06
SinalTV - Canal MEO 500520
27-03-2015
Economia

Boticas é o município do país com menor desperdício de água

Boticas é o município do país com menor desperdício de água

Segundo dados disponibilizados pela Entidade Reguladora para os Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e analisados pelo jornal PÚBLICO, a propósito do Dia Mundial da Água, que se assinalou no dia 22 de Março, Boticas é o Município português que apresenta a menor percentagem de desperdício de água, sendo que apenas 2% da água injectada na rede de abastecimento municipal é perdida em fugas ou ruturas.

Uma percentagem bastante reduzida quando comparada com a média nacional de desperdício de água, cifrada em 19%. Contudo, esta média nacional encobre grandes disparidades, já que o mesmo estudo permitiu concluir que dois terços dos concelhos de Portugal continental têm perdas superiores. Em cerca de uma centena, são desperdiçados mais de 30% da água. Em 45, a taxa ultrapassa os 40% e há cinco municípios onde as perdas atingem valores superiores a 50%, chegando mesmo aos 70%.

Tudo somado, em termos nacionais são cerca de 155 milhões de metros cúbicos de água das redes de abastecimento que não chegam às torneiras, o que equivale a 426 milhões de litros de água desperdiçados por dia.

As conclusões deste estudo deixam “extremamente satisfeito” o presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, que encara estes resultados como “naturais e demonstrativos das preocupações que temos na gestão e manutenção do sistema público de abastecimento de água, bem como com o rigoroso controlo do desperdício, tendo a consciência de que a água é, efectivamente, um bem precioso. E, esta satisfação é redobrada se juntarmos ao facto de sermos o Município do País com a percentagem mais reduzida de desperdício, aquele que, também segundo dados da ERSAR, tem a água com mais qualidade do distrito, com uma percentagem de "água segura" muito próxima dos 100% e um cumprimento dos valores paramétricos, tanto bacteriológicos como microbiológicos e químicos, de 99,49%.

Fonte: Câmara Municipal de Boticas

Outras notícias