04/08/2020
00:15:24
SinalTV - Canal MEO 500520
11-02-2015
Sociedade

Bombeiros do Distrito de Vila Real preparam em Vidago combate aos fogos florestais

Bombeiros do Distrito de Vila Real  preparam em Vidago combate aos fogos florestais
Os bombeiros do distrito de Vila Real estiveram, na passada terça feira dia 10 de fevereiro, reunidos em Vidago para preparar a época de incêndios que se aproxima.
Tratou-se de uma reunião onde estiveram presentes o 1º e 2º CODIS, e elementos de comando da quase totalidade dos 26 corpos de bombeiros do Distrito. A reunião serviu, à semelhança de anos anteriores, para se preparar a época alta de incêndios florestais.

Os bombeiros dividem o ano em três épocas mais criticas: a época "Bravo", que inicia a 15 de maio até 30 de Junho; a época "Charlie", que se estende de 1 de Julho a 30 de Setembro; e a época "Delta", entre 1 e 15 Outubro. Cada uma destas épocas é caracterizada por determinadas ações, para as quais os bombeiros têm de estar preparados, mas é a época "Charlie" que traz mais preocupações e que mais soldados da paz requer.

O pico do Verão, altura a que corresponde a época "Charlie", é propícia a incêndios florestais, devido ao elevado calor, à seca, a descuidos, ou mesmo a mão criminosa. Os fogos chegam a ser tantos que os bombeiros de todo o país não têm mãos a medir. Estes voluntários sujeitam-se a longas horas de combate ao fogo, mas lutam também contra o calor e o cansaço.

Nesta época é elaborado o Dispositivo de Combate a Incêndios Florestais (DICIF), um dispositivo sazonal destinado a regular a conduta dos corpos de bombeiros do distrito, especialmente vocacionado para as operações dos bombeiros na sua área de intervenção e noutras áreas onde o Centro Distrital Operações de Socorro (CDOS) entender por conveniente. Este dispositivo tem por base o cumprimento dos objetivos estratégicos definidos para o combate aos incêndios florestais, em especial nas épocas de alto risco.
 
O CODIS  de Vila Real, Álvaro Ribeiro, propõe que, durante a fase "Charlie", cerca de 250 homens estejam diariamente em atenção permanente em todo o distrito.

A partir de 15 de Maio e até 30 de junho, o distrito de Vila Real irá dispor de 12 grupos de bombeiros para primeira intervenção, com um total de 65 elementos e 14 viaturas.

O DICIF de 2015 será formado por 43 Equipas de Combate a Incêndios (ECIN), correspondente a 43 viaturas e 215 homens e 9 Equipas de Logística e Apoio ao Combate (ELAC) com nove auto-tanque de grande capacidade e 18 homens.

No final da reunião e após um petisco oferecido pelos Bombeiros de Vidago, ainda houve tempo para cantar os parabéns à 2º Comandante Catarina dos Voluntários de Murça pela passagem de mais um aniversário.

Fonte: Augusto Oliveira
  • Bombeiros do Distrito de Vila Real  preparam em Vidago combate aos fogos florestais
  • Bombeiros do Distrito de Vila Real  preparam em Vidago combate aos fogos florestais
  • Bombeiros do Distrito de Vila Real  preparam em Vidago combate aos fogos florestais

Outras notícias