24/07/2019
04:54:05
SinalTV - Canal MEO 500520
11-04-2019
Sociedade

Bombeiros de Cerva com Equipa de Intervenção Permanente

Bombeiros de Cerva com Equipa de Intervenção Permanente

A assinatura do protocolo para a constituição de uma Equipa de Intervenção Permanente em Cerva foi assinado pelo Presidente da Câmara, João Noronha em Monforte, no distrito de Portalegre.

O Presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, João Noronha, assinou em Monforte, o protocolo para a formação de uma Equipa de Intervenção Permanente, EIP em Cerva.

A assinatura deste protocolo, que vincula o Município de Ribeira de Pena, a Autoridade Nacional de Proteção Civil e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cerva visa reforçar a capacidade operacional a fim de melhorar a eficiência da proteção civil e das condições de prevenção e socorro.

Depois de ter garantido a criação de uma EIP no Corpo de Bombeiros de Ribeira de Pena, o atual executivo municipal envidou esforços junto do Governo, no sentido de, se proceder igualmente à instalação de uma EIP no Corpo de Bombeiros de Cerva, com o objetivo de assegurar, em permanência, o socorro à população de Cerva e Limões

Uma equipa de intervenção permanente é constituída por cinco bombeiros que têm como missão assegurar o socorro às populações, designadamente, no combate a incêndios, inundações, e em todo o tipo de acidentes e catástrofes.

Os custos decorrentes da remuneração dos elementos da EIP vão ser comparticipados em partes iguais pelo Município de Ribeira de Pena e pela Autoridade Nacional de Proteção Civil. Com a assinatura deste protocolo, a autarquia assume um encargo financeiro anual superior a 31.000,00€ que a constituição da EIP representa para as finanças municipais.

A implementação da EIP vai permitir fazer face às dificuldades de caráter operacional do Corpo de Bombeiros de Cerva, agravadas por uma situação financeira bastante débil, com dívidas de dezenas de milhares de euros a fornecedores que, segundo relato do atual Presidente da Direção da Associação, Rui Machado, terão transitado da gestão da anterior Direção liderada por Carlos Marinho Carvalho.

Na cerimónia estiveram presentes o Ministro da Administração Interna, o Secretário de Estado da Proteção Civil, o Presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil, ANPC, e o Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ribeira de Pena.

 

Fonte: Gabinete de Marketing, Relações Públicas, Comunicação e Imagem CM Ribeira de Pena

Outras notícias