08/04/2020
21:26:22
SinalTV - Canal MEO 500520
07-12-2015
Cultura

Barroso promove produtos locais na Alfândega do Porto

Barroso promove produtos locais na Alfândega do Porto

Promoção do concelho na IV SABOREARTE.

Em conjunto com o município de Boticas, o concelho de Montalegre esteve presente, com 20 expositores, na quarta edição da SABOREARTE, evento realizado no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Em particular destaque estiveram os 25 anos da Feira do Fumeiro de Montalegre (21 a 24 janeiro 2016).
Barroso marcou presença na quarta edição da SABOREARTE, cartaz que reuniu, pela primeira vez, os municípios de Montalegre e Boticas no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, considerado o melhor da Europa. Uma montra de promoção de eventos e produtos locais, espelhada em 20 expositores (ver tabela anexa a esta noticia). Para o presidente da Câmara Municipal de Montalegre «o futuro terá que ser partilhado, aproveitando a forma convivial como os autarcas e o povo se relacionam e interagem. Foi a pensar desta forma que esta parceria se desenvolveu na cidade do Porto».
 
«PARCERIA É PARA CONTINUAR»
 
Feito o périplo pelos stands onde os expositores marcaram presença, o autarca confessou: «gostei muito do que vi; está um espaço muito bem ordenado e decorado. Fez-se uma grande publicidade à Feira do Fumeiro de Montalegre que é a "rainha" de todos os certames que se fazem em Portugal». Foi «o primeiro passo para que em janeiro tenhamos casa cheia», prognosticou Orlando Alves. No mesmo tom, o líder do executivo garantiu que «a parceria com o município de Boticas é para continuar». A justificação é simples: «da união nasce a força. Esta associação, entre os dois municípios, faz todo o sentido».
 
«VAMOS TER UMA GRANDE FEIRA!»
 
O presidente da Câmara de Montalegre confia que as "bodas de prata" (21 a 24 janeiro) da Feira do Fumeiro serão um sucesso: «na edição deste ano da Feira do Fumeiro e Presunto de Barroso iremos dar alguns retoques, sobretudo ao nível programático, alterações que serão apresentadas a seu tempo. Vamos assinalar de forma diferente os 25 anos. O programa ainda está a ser desenhado. O aumento do número de produtores abriga-nos a uma nova estruturação interna do espaço. Vamos ter uma grande feira!».
 
TEM A PALAVRA
 
David Teixeira
(Vice-presidente da Câmara de Montalegre)
«Estreamos este ano o modelo de agruparmos mais um município e uma próxima vez podemos mesmo ter aqui a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIM). É em conjunto com os vários municípios que se pode construir um destino turístico com qualidade, excelência e dimensão. Montalegre nunca irá perder o papel de líder de um processo de afirmação de uma região. Esta feira funciona sempre como uma antevisão da Feira do Fumeiro de Montalegre e, neste caso, também em Boticas. Sabe bem receber aqui os nossos amigos. Está um espaço bonito e acolhedor. Ao nível das vendas pode ser sempre melhor. Vale a pena continuar a apostar nesta presença no Porto, independentemente da data. O sítio penso que é o indicado porque produtos de qualidade devem estar num espaço também com qualidade».
 
Otelo Rodrigues
(Ecomuseu de Barroso)
«O balanço é positivo. Depois do projeto do Ecomuseu de Barroso, faz todo o sentido que os dois municípios se unam nestas atividades, na dinamização dos produtos locais e da região. Penso que esta parceria está a funcionar bem e poderá até ser alargada a outras autarquias do Alto Tâmega».
 
Padre Fontes
«Uma feira desta qualidade merecia mais visitas. No próximo ano esperamos que haja uma promoção antecipada para que haja mais gente a comprar e a vender. A queimada esconjurada ainda é novidade para muita gente e encaixa muito bem na nossa tradição. Bebem e gostam de repetir».
 
Fernando Queiroga
(Presidente da Câmara de Boticas)
«Faço um balanço muito positivo. O facto de acontecer em parceria com o município de Montalegre é uma vantagem. Só temos a ganhar com a união dos dois municípios, nesta e noutras questões. Esta parceria resultou plenamente. Nunca conseguimos satisfazer totalmente os nossos objetivos. Estamos sempre a aprender. No próximo ano vamos continuar a melhorar de forma a cimentarmos a produção e a economia dos nossos munícipes. Sempre fui apologista da união dos vários municípios de forma a alavancar a nossa região. É preciso lançarmos as sementes para que possamos colher. Trata-se de um projeto único de desenvolvimento e promoção da nossa rica região de Barroso».
 
Fernando Campos
(Presidente da Assembleia Municipal de Boticas)
«Os dois municípios estão de parabéns. Ás vezes é através de pequenas coisas que se dão grandes passos. Esta aproximação só pode augurar coisas boas. Quero felicitar os dois autarcas por este entendimento. É bom que agora sintam que a união faz a força. Estou muito satisfeito e devemos estar todos com esta promoção. Faz todo o sentido que esta aposta continue a valorizar-se e a incentivar-se».
 
Fernando Sá
(Mentor do projeto SABOREARTE)
«Esta ideia surgiu da necessidade de dinamizar uma zona histórica do centro do Porto. Numa comissão com a Associação das Feiras e Mercados da Região Norte, e alguns comerciantes, surgiu a ideia de se realizar um evento com algumas localidades, entre elas, Montalegre. Trouxemos Montalegre ao Porto há quatro anos. Foi um sucesso e assim continua. O próprio nome deste certame indica um "casamento" entre os sabores das regiões e as artes. Foi esse "casamento" que voltamos a celebrar mais uma vez».

Fonte: Gabinete de Imprensa da CM de Montalegre

 

  • Barroso promove produtos locais na Alfândega do Porto
  • Barroso promove produtos locais na Alfândega do Porto

Outras notícias