19/11/2017 04:06:37
SinalTV - Canal MEO 500520
  • SinalTV no Facebook
  • SinalTV no Twitter
  • RSS Feed da SinalTV
SinalTV
19-05-2017
Desporto

Barrosã na Seleção Nacional de Futsal

Barrosã na Seleção Nacional de Futsal

Carina Luís, tem 16 anos é natural de Torgueda, da freguesia de Chã no concelho de Montalegre e está a representar Portugal na Seleção Nacional de Futsal, sub -17.

A jovem barrosã iniciou o seu percurso no futsal no ADC "A Colmeia" mas, atualmente joga no Grupo Desportivo de Chaves.
Depois de ter sido convocada, pela primeira vez, para representar Portugal em 2016, no Torneio de Desenvolvimento da UEFA, a atleta foi lembrada pelo selecionador nacional, Luís Conceição, para vestir a camisola feminina da Seleção Nacional de Futsal Sub-17. 
Carina Luís realizou um estágio de preparação com a equipa das "quinas" em Rio Maior, no distrito de Santarém, onde fez dois jogos treino. O primeiro com a Seleção Distrital da Associação de Futebol de Santarém Sub-15, e marcou um dos golos numa partida cujo resultado final foi 5-0. No segundo, com o Vitória Santarém Sub-15 perderam por 5-2. A atleta diz que os dias de estágio "correram muito bem", porque é um "grupo muito bom, muito unido e onde fomos muito bem recebidas". 
O atual treinador da Seleção Nacional de Futsal Sub-17 fez um balanço positivo dos últimos dias de estágio e explica que o mesmo foi de "observação que serviu para avaliarmos as atletas e para fazermos a preparação, tendo em vista já as próximas competições, nomeadamente, o Torneio Desenvolvimento da UEFA".
Sobre a experiência de estar na Seleção, Carina diz que desde muito cedo, "sempre quis jogar com os rapazes" dada "a maior exigência" e que é "uma ótima experiência poder representar a Seleção Nacional" numa modalidade que "está em constante crescimento". 
A mãe Gorete Luís sente "muito orgulho porque ela tem uma enorme força de vontade. Desde pequenina sempre gostou da bola. Agora tem outra mentalidade. Sempre participou na área do desporto mas agora está a tornar-se mais profissional. Há dias que está mesmo cansada porque tem que conciliar com os estudos. Fico feliz por ver que ela está feliz e que tem sucesso. A família tenta estar sempre presente e acompanhamo-la sempre que é possível".
Presente no percurso desta atleta está , António Manuel Mesquita, ex-treinador ADC "A Colmeia" que salienta que Carina " nasceu com este dom que é uma paixão. Tem uma grande força de vontade de singrar na modalidade. É uma jovem muito empenhada e sempre com vontade de fazer mais e melhor. Estou muito contente por ver que foi, mais uma vez, convocada. Sempre trabalhou muito. Foi titular em todos os jogos de todos os escalões. Ela respira este desporto. Sempre que possível estou em contacto com ela e tento perceber a evolução. Tenho a certeza que vai alcançar os objetivos que pretende". 
A atual treinadora do Futsal Feminino do Grupo Desportivo de Chaves, Regina Seixas salienta o talento da jovens  e diz que " já conhecia a Carina há algum tempo e já tínhamos demonstrado interesse em que ela integrasse o nosso grupo. Esta época isso proporcionou-se. Apresentou um excelente trabalho e muita evolução, associadas à qualidade que ela já apresenta. Já esperava que ela fosse convocada porque tem vindo a ser observada pelos selecionadores e este ano ainda mais por estar a competir na primeira divisão. A Carina representa muito bem todos os atletas do concelho de Montalegre, pela garra e qualidade dentro de campo e pelo trabalho desenvolvido ao longo da semana. Merece todo o apoio porque é uma lutadora. Estou muito orgulhosa".
Reconhecida na aldeia de Torgueda por a "rapariga da bola", Carina Luís é mais um orgulho para o concelho barrosão. Orlando Alves, Presidente da Câmara Municipal de Montalegre diz estar "muito satisfeito e, ao mesmo tempo, curioso em relação à sua progressão. Já conheço o seu percurso desde o início da dinamização do pavilhão desportivo. Sei que é uma boa praticante de futsal. Fico muito satisfeito por saber que integra o corpo da Seleção Nacional e isso demonstra todo o seu potencial. Dou-lhe os parabéns e digo-lhe que se empenhe naquilo em que acredita, sem descurar os estudos. Numa carreira desportiva de sucesso só cabem os melhores. Que não se iluda e que continue a apostar nela própria porque queremos rejubilar com um trajeto de sucesso que é o que mais desejo". 
Para Rui Duarte, Presidente da Junta de Freguesia da Chã "esta convocatória da Carina deixa-nos orgulhos e vaidosos. Tenho que lhe dar os parabéns em nome próprio e em nome da população da freguesia que está orgulhosa do percurso e desta chegada à Seleção. Temos tido vários jovens na freguesia que se destacam pela positiva em várias áreas e isso deixa-nos, naturalmente, orgulhosos. Tentamos sempre contribuir para melhorar e ajudar nos seus percursos, com apoios monetários ou até no transporte com as nossas viaturas que estão sempre à disposição. É a nossa pequena forma de contribuirmos para a cultura, para o desporto, para a juventude, sempre a pensar no futuro. Ficamos muito satisfeitos quando atingem patamares mais altos".
Luís Conceição diz que "temos uma boa geração no futsal feminino " e este estágio só nos veio confirmar isso mesmo. Para além da qualidade individual, houve muita dedicação e foco nos treinos. O futuro do futsal feminino está assegurado durante alguns anos com esta geração. Isto reflete o grande trabalho que os clubes têm feito nas equipas mais jovens. Nós temos a responsabilidade de potenciarmos toda esta qualidade. Estamos claramente satisfeitos".
A UEFA organiza estes torneios de desenvolvimento na sequência da decisão da FIFA de integrar esta modalidade em vez do futebol nos Jogos Olímpicos da Juventude que terão lugar em 2018, em Buenos Aires na Argentina.

Fonte: Redação com Gabinete de Imprensa CM Montalegre

Outras notícias