16/10/2019
07:51:47
SinalTV - Canal MEO 500520
04-12-2015
Cultura

Banda de Loivos brilha em concurso internacional

Banda de Loivos brilha em concurso internacional

2º lugar em condições excepcionalmente difíceis reforça imagem de qualidade desta agremiação.

Foi no passado sábado, dia 28 de novembro, que a Banda Musical de Loivos, a mais antiga do concelho de Chaves, se fez representar no II Concurso Internacional de Bandas – CIB “Filarmonia D’Ouro 2015”.
Este concurso, realizado pela segunda vez em Santa Maria da Feira, leva a palco Bandas Filarmónicas portuguesas e estrangeiras, agrupadas em três secções: académica, II secção e I secção. A cada secção é dada uma peça obrigatória e solicitada uma outra, de escolha livre, que se juntam à peça de aquecimento sendo esta a única não avaliada pelo júri, também ele internacional.    
Concorrente à II secção, a Banda Musical de Loivos apresentou ao júri as três peças tendo arrecadado um honroso 2º lugar num conjunto de seis bandas a concurso. O 1º lugar coube à Banda Marcial do Vale.
Note-se que este prémio teve, para os executantes da banda e para o seu Maestro, Luciano Pereira, um significado particular pois no decurso da atuação um dos elementos sofreu um desmaio o que tornou necessária a intervenção pronta da equipa de enfermagem. Ainda assim, o grupo conseguiu manter-se firme na sua performance e, apesar da visível comoção de todos, executaram a peça até ao final sem que fossem notadas alterações significativas do ponto de vista musical.
De acordo com o testemunho de alguns dos elementos da Banda Musical de Loivos, tocar em condições emocionais tão intensas foi um desafio que, face aos resultados obtidos, parece ter sido superado. O ambiente geral do grupo era de satisfação e orgulho pelo desempenho, ressaltando o espírito de equipa e a confiança naquilo que serão capazes de fazer em futuras competições deste género.

Fonte: Direção da Banda Musical de Loivos

Outras notícias