15/10/2019
16:44:00
SinalTV - Canal MEO 500520
07-04-2015
Cultura

Auto da Paixão em Vilar de Perdizes

Auto da Paixão em Vilar de Perdizes

Quase 20 anos depois, Vilar de Perdizes, concelho de Montalegre, ressuscitou um dos expoentes máximos do património imaterial do norte de Portugal. Milhares de pessoas assistiram a um espetáculo único nesta sexta-feira Santa.

O “Auto da Paixão”, um evento de fé cristã, regressou a Vilar de Perdizes. Protagonizado pela população local, esta iniciativa marcou a celebração da Semana Santa no concelho. Para Orlando Alves, presidente da Câmara Municipal de Montalegre, «foi a recriação da história mais magnífica de todos os tempos». O edil mostrou-se muito satisfeito pelo envolvimento de toda a população da aldeia e referiu que «foi bonito ver toda esta gente unida neste projeto que, durante alguns meses, constituiu a sua razão de ser». O autarca considerou que a coletividade organizadora «saiu reforçada, mais unida e determinada».
 
“AUTO DA PAIXÃO” NO MÊS DE AGOSTO
 
Em nome da organização, Umbelina Moura explicou que foi uma realização «muito gratificante» e que «não há palavras que descrevam a alegria, a emoção e o empenho desta gente». Na mesma linha, considerou que «Vilar de Perdizes vai renascer culturalmente». Em relação ao público presente, a representante sublinhou que «transmitiu muita confiança aos atores visto que se trata de uma encenação de longa duração e não arredaram pé». Umbelina Moura adiantou que, dado o sucesso da iniciativa, «existe a ideia de se fazer novamente no mês de Agosto, se for possível, numa perspetiva diferente, ao entardecer». Trata-se de uma «inovação apresentada pelos próprios atores», concluiu.

Fonte: CM de Montalegre
 

Outras notícias