25/09/2020
05:46:01
SinalTV - Canal MEO 500520
13-02-2015
Economia

Autarquia promove Workshop para elucidar profissionais da área vitivinícola

Autarquia promove Workshop para elucidar profissionais da área vitivinícola
A Câmara Municipal de Valpaços organizou o Workshop de Networking Tecnológico Empresarial subordinado à temática “Leveduras à La Carte”, uma iniciativa que decorreu na tarde da passada quarta-feira, 11 de Fevereiro, na Casa do Vinho.
O evento teve como objetivo potenciar o networking tecnológico empresarial no sector vitivinícola e promover a reflexão e a troca de experiências entre várias instituições, permitindo também que outras micro, pequenas e médias empresas acedam a informação sobre tecnologias e serviços avançados.

Para tal, a iniciativa contou com a presença de vários profissionais do setor vitivinícola. Num ambiente informal, foi possível dinamizar uma reflexão de pontos de vista em prol de um maior conhecimento das tecnologias disponíveis para melhorar a produção.

Entre os oradores estiveram Ana Paula Rodrigues, do Instituto Politécnico de Bragança que fez a sua apresentação sobre a “Capacidade fermentativa de leveduras de diferentes origens” e Isabel Araújo, que esclareceu os presentes sobre “Leveduras à La Carte” e dos serviços que a Yeast Wine poderá disponibilizar às empresas do sector vinícola.

Para finalizar, Carlos Neves, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, falou das “Oportunidades de Financiamento no novo quadro comunitário”.

Antes, no início dos trabalhos, o Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida, referiu o apoio da autarquia na valorização dos recursos endógenos do concelho, onde se insere o sector vitivinícola, mostrando-se disponível para continuar a apoiar diversas iniciativas que decorrem ao longo do ano.

Também Francisco Pavão, Presidente da Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes, agradeceu a realização da iniciativa e o empenho da edilidade na concretização do mesmo.

André Lopes, vice-presidente da ACISAT – Associação Comercial do Alto Tâmega – parabenizou a autarquia pelo excelente espaço onde decorreu a ação e disponibilizou os meios da associação que representa para o aproveitamento por parte dos participantes do novo quadro comunitário.

António Rocha, da União das Associações Empresariais da Região Norte, serviu de moderador e apresentou o Projecto e Portal do Winetech Plus.

O evento decorreu no âmbito do projeto WINETech PLUS – Comunidade de Inovação e Novas Tecnologias em Viticultura e produção de vinhos, uma iniciativa cofinanciada pelo Programa de Cooperação Territorial do Espaço Sudoeste Europeu – Interreg IVB – SUDOE, e que está orientada para a transferência de tecnologias e melhoria das redes de cooperação entre empresas, adegas e centros de investigação/tecnológicos no sector vitivinícola.

Fonte: CM de Valpaços

Outras notícias