30/10/2020
15:48:13
SinalTV - Canal MEO 500520
08-02-2016
Politica

Autarca e Provedor reúnem para traçar metas para a reabertura do Hospital de Valpaços

Autarca e Provedor reúnem para traçar metas para a reabertura do Hospital de Valpaços

Chegado o novo ano, o Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida, quis fazer um balanço do que já foi feito durante o seu mandato na área da saúde no concelho e traçar novas metas a curto prazo.

Foram várias as reuniões solicitadas pelo autarca valpacense ao Ministério da Saúde e Administração Regional de Saúde do Norte desde que tomou posse, em Outubro de 2013, sendo uma das suas prioridades trazer aos valpacenses um melhor acesso aos serviços de saúde.

Depois do alargamento do horário de atendimento no Centro de Saúde de Valpaços, incluindo sábados, domingos e feriados, do prolongamento até às 22h00 nos dias úteis e da reabertura da Medicina Física e de Reabilitação no Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços, Amílcar Almeida continua a trabalhar junto das entidades competentes no sentido da reabertura do Hospital de Valpaços, nomeadamente com os meios complementares de diagnóstico e com as especialidades em que a população valpacense mais tempo está à espera de primeira consulta nas unidades hospitalares mais próximas, resultado de um estudo que ele próprio solicitou ao Ministério da Saúde, cuja decisão passa pela possibilidade de abertura da unidade hospitalar valpacense “nas mesmas condições oferecidas às outras Misericórdias que celebraram Acordo entre a União das Misericórdias e a ARS Norte”.

Amílcar Almeida recorda o trabalho desenvolvido com o anterior Ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa o qual deixou uma porta aberta para que esse objectivo se concretizasse. Em despacho (despacho n.º5) de Novembro de 2015 disse: “considerando que as consultas de especialidade no centro hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, EPE, e na Unidade Local de Saúde do Nordeste, EPE, apresentam um tempo de espera excessivo, verificada a necessidade de prestação dos referidos cuidados de saúde, deve a Administração Regional de Saúde do Norte, IP, proceder à celebração de um acordo com a Santa Casa da Misericórdia de Valpaços para contratação de serviços nas especialidades consideradas carenciadas”.

No mesmo sentido, Fernando Leal da Costa salvaguardou, mediante despacho  (despacho n.º4), a possibilidade da ARSN custear integralmente os custos com o prolongamento do horário praticado pelo Centro de Saúde de Valpaços, que até à data eram divididos entre a ARSN e a Câmara Municipal de Valpaços.

Por sua vez, a ARS Norte considera ainda não haver condições nas instalações do Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços para que os meios complementares de diagnóstico e as consultas de especialidade estejam disponíveis à população.

Neste propósito, o autarca Amílcar Almeida solicitou uma reunião com a Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia e no passado dia 22 de janeiro fez saber que a Câmara Municipal de Valpaços está disponível para comparticipar em 50% as obras de construção na ala norte do Hospital de Valpaços, desde que o Ministério da Saúde se comprometa a concretizar as metas traçadas, ou seja, o pleno funcionamento dos meios complementares de diagnóstico e as consultas de especialidade com mais utentes valpacenses em lista de espera, em Acordos de Cooperação entre a ARSN e a SCMV.

“A proximidade dos serviços de saúde aos cidadãos é uma das prioridades deste executivo e como tal é um assunto que estará sempre na ordem do dia até que os objectivos sejam alcançados. Vamos continuar a investir nos diversos domínios, mas a área da saúde será certamente a nossa prioridade”, reafirmou o Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida.

Fonte: Câmara Municipal de Valpaços

Outras notícias