16/10/2019
08:31:32
SinalTV - Canal MEO 500520
30-12-2016
Sociedade

ARS Norte alarga horário de atendimento nos centros de saúde

ARS Norte alarga horário de atendimento nos centros de saúde

O “aumento da atividade gripal” e “maior procura dos serviços de urgência hospitalar” levou a Administração Regional do Norte a proceder ao alargamento do horário de funcionamento dos centros de saúde da região norte. 

A ARS decidiu alargar o horário de funcionamento dos serviços de atendimento de Situações Agudas das regiões do Porto, Braga, Guimarães, Vila Nova de Gaia, Maia/Valongo/Ermesinde, Espinho, Vila Real. 
A decisão foi tomada depois do registo do “aumento da atividade gripal e, em consequência, uma maior procura dos serviços de urgência hospitalar”, desde o dia 19 de dezembro. 
Em comunicado, a direção da ARS Norte realça que “nesta Região de Saúde, já existiam 62 centros de saúde a funcionar com horário alargado, mas, pelos motivos evocados, o horário de atendimento de situações agudas, nesta fase e enquanto tal se justifique, passa a ser, nos dias úteis, das 20h00 às 24h00, aos fins-de-semana, sábados, domingos e feriados, das 09h00 às 24h00”.
Para além do alargamento do horário de atendimento, a Administração Regional de Saúde do Norte reforçou os recursos humanos, com médicos, enfermeiros, secretários clínicos, assistentes operacionais e outros profissionais com o objectivo de “permitir que os utentes tenham uma resposta adequada junto do seu médico de família e, por outro, visto que muitos dos episódios registados nos serviços de urgência hospitalar manifestam uma procura errada, libertar estes para as situações que verdadeiramente se justificam”.

Redação com Serviço de Comunicação e Imagem CHTMAD

Outras notícias