08/12/2019
15:04:18
SinalTV - Canal MEO 500520
30-07-2019
Cultura

Arqueólogos realizaram escavações no Castro do Lesenho

Arqueólogos realizaram escavações no Castro do Lesenho

Um grupo de alunos do curso de Arqueologia da Universidade do Minho, UM realizou escavações arqueológicas no Castro do Outeiro do Lesenho, na freguesia de Vilar e Viveiro, em Boticas.

Os trabalhos decorreram sob a orientação de responsáveis da Unidade de Arqueologia da UM e no âmbito do protocolo de cooperação estabelecido entre o Município de Boticas e a instituição de Ensino Superior.

O Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga acompanhou “in loco” o trabalho desenvolvido pelos arqueólogos.

A parceria entre as duas entidades tem vindo a revelar-se um importante contributo para a valorização, divulgação e conhecimento mais aprofundado sobre o vasto património arqueológico existente um pouco por todo o concelho de Boticas.

Fernando Queiroga sublinha que “estes trabalhos têm permitido por a descoberto um importante legado histórico do concelho, que conta com um riquíssimo património ao nível da arqueologia castreja. Aliás, o Guerreiro Calaico, encontrado precisamente no Castro de Lesenho, é mesmo o expoente máximo da arqueologia portuguesa, ocupando um lugar de destaque no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. Conhecemos a riqueza do nosso património e progressivamente temos vindo a trabalhar na sua redescoberta e na sua preservação, para o dar a conhecer às gerações futuras. É um trabalho que não pára, porque há ainda muito para descobrir”.

Outras notícias