10/12/2019
17:49:44
SinalTV - Canal MEO 500520
10-03-2015
Economia

\'Alívio\' no controlo de contas de 54 entidades que entram no défice

\Alívio\ no controlo de contas de 54 entidades que entram no défice

Entre as entidades que vão beneficiar de regras de controlo mais favoráveis consta uma Fundação cujo encerramento este Executivo já anunciara, em 2011, ainda durante o primeiro ano de mandato.

Ao todo são 54 as entidades que vão passar a contar para o défice mas que irão beneficiar de um ‘alívio’ maior ao nível do controlo orçamental, salienta o Diário Económico do decreto-lei de execução orçamental ontem publicado.

Em causa estão empresas que foram reclassificadas, isto é, passaram a contar para o défice, mas que não recebem transferência do Orçamento do Estado, mas também organismos cujas receitas próprias não advém de um direito atribuído pelo Estado e entidades que, nos três anos anteriores, tenham tido custos médios inferiores a 1,5 milhões de euros, explica o mesmo jornal.

Entre estas entidades incluem-se casos distintos como a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, o Clube Golfe das Amoreiras ou a Fundação para as Comunicações Móveis, um organismo ligado às origens do programa e-escola e que ficou conhecida como ‘Fundação do Magalhães’.

Sobre esta última, recorde-se, já em 2011 o Governo de Passos Coelho lhe prognosticava o encerramento.

Outras notícias