20/10/2019
04:12:16
SinalTV - Canal MEO 500520
03-09-2014
Sociedade

Ações lúdico-pedagógicas promovem inclusão social

Ações lúdico-pedagógicas promovem inclusão social
O período estival tem sido ocupado de forma ativa na Escola de Artes e Ofícios Prof Nuno Rodrigues. Diversas ações juntam crianças e jovens do Centro de Acolhimento Temporário (CAT) e do Lar de Infância e Juventude (LIJ).
Promover a assimilação de regras e valores sociais passa, essencialmente por qualificar os mais novos, e, ainda, pela tentativa de prevenção de comportamentos de risco. Assim o faz a Santa Casa da Misericórdia de Chaves, através do desporto e de diversas atividades lúdico pedagógicas cujo objectivo de acordo com a equipa educativa é “proporcionar às crianças e jovens espaços lúdicos para estruturação de competências sociais, que aliam momentos de aprendizagem, de diversão e de troca de conhecimentos”.    
As atividades ao ar livre reúnem as maiores preferências, o acampamento no Parque de Campismo do Rebentão onde pernoitaram uma noite, com passeios, visita à quinta biológica e jogos tradicionais da parte da manhã e piscina durante a tarde, e um dia passado na praia da baía de Baiona, na vizinha província de Pontevedra, onde houve a oportunidade de visitar o castelo junto à zona portuária e a exposição de esculturas de areia, disputar jogos de futebol e de raquetes e observar as atividades de uma escola de surf foram algumas das atividades realizadas juntamente com a equipa técnica e educativa daquele equipamentos social.   
“Estas atividades são sempre positivas, eles têm a capacidade de serem organizados, conscienciosos, muito protetores dos mais pequenos acaba por se notar muita camaradagem, com a azáfama da montagem das tendas, por exemplo, e a euforia de começar um novo dia fora da instituição é imediata. E é de notar que se portam melhor nestas circunstâncias do que propriamente no dia a dia dentro da própria instituição onde normalmente surgem mais atritos”, avançou a técnica do LIJ, Ana Ponteira. 

Desporto como motor de integração social 

O reconhecimento do desporto como meio de socialização positiva ou inclusão social, para além de ser uma atividade que constitui uma fonte de saúde e equilíbrio é importante para o desenvolvimento psicológico e social das crianças e jovens “dando-lhes oportunidade de aprender ferramentas fundamentais para a vida como a cooperação, disciplina, liderança e auto-estima”, reiterou.
Para além das atividades desportivas onde se insere também uma equipa de futsal que já participou num torneio contam ainda com um conjunto de atividades pontuais, como desportos de aventura, ateliês lúdico-pedagógicos, visitas e passeios. 
Seguindo uma ação de responsabilidade social, o objectivo destas ações e o papel das atividades partilhadas é, “não só estabelecer relações vinculares entre os menores e os adultos, estabelecendo ligação com a comunidade, mas também definir o sentido de compromisso cívico”, acrescentou o educador Daniel Simões.  

Sandra Gonçalves - Santa Casa da Misericórdia de Chaves
  • Ações lúdico-pedagógicas promovem inclusão social

Outras notícias