23/02/2020
07:04:33
SinalTV - Canal MEO 500520
02-04-2014
Sociedade

Ação de formação facilita o acesso ao Cartão Profissional da Construção obrigatório para trabalhar em Espanha

Ação de formação facilita o acesso ao Cartão Profissional da Construção  obrigatório para trabalhar em Espanha
No passado dia 27 de março terminou a ação de formação de nível básico de prevenção na construção civil, uma formação para a obtenção do Cartão Profissional da Construção, que teve lugar durante 12 dias na sede da Eurocidade (antiga alfândega de Feces de Abaixo) e na qual participaram um total de dezanove alunos, residentes em Chaves e Verín.
Esta formação gratuita, imprescindível para a obtenção do Cartão Profissional da Construção, realizou-se no âmbito de um acordo entre várias entidades espanholas e portuguesas, de modo a permitir aos alunos uma melhor empregabilidade (a iniciativa foi organizada pela Junta da Galiza e a Comunidade de Trabalho Galiza-Norte de Portugal, e contou com a colaboração da Fundação Laboral da Construção da Galiza, Universidade de Santiago de Compostela e Eurocidade Chaves-Verín). A referida formação teve como objetivo principal a eliminação dos custos de contexto transfronteiriço em matéria de formação profissional transfronteiriça, através do desenvolvimento de uma atividade formativa comum, que permitisse a participação e acesso de portugueses e espanhóis sem necessidade de acreditar a residência legal e que permitisse o conhecimento da realidade económica transfronteiriça. Por este motivo, foram abordadas questões como: conceitos básicos sobre segurança e saúde, riscos gerais e a sua prevenção no setor da construção, elementos básicos de gestão da prevenção de riscos e primeiros-socorros.  

O Cartão Profissional da Construção é um documento, através do qual se acredita a formação recebida pelo trabalhador do setor em matéria de prevenção de riscos laborais; a sua categoria profissional; e os seus períodos de ocupação nas distintas empresas nas quais exerceu a sua atividade, entre outros.

A Eurocidade Chaves-Verín é um projeto de cooperação transfronteiriça aprovado no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP), com a participação financeira da União Europeia (cofinanciamento FEDER).

  • Ação de formação facilita o acesso ao Cartão Profissional da Construção  obrigatório para trabalhar em Espanha

Outras notícias