23/04/2024
06:02:51
SinalTV - Canal MEO 500520
13-08-2015
Cultura

Academia de Artes de Chaves é a primeira e única escola do país a lecionar Gaita-de-foles e Percussão Tradicional

Academia de Artes de Chaves é a primeira e única escola do país a lecionar Gaita-de-foles e Percussão Tradicional

A Academia de Artes de Chaves (AAC) e a Associação Projecto Enraizarte conseguiram, após três longos anos de batalha, a inclusão dos instrumentos de Gaita-De-Foles e Percussão Tradicional no âmbito dos cursos básicos e secundários do Ensino Artístico Especializado de Música.

A AAC torna-se desta forma a primeira e única escola do país autorizada a leccionar gaita-de-foles e percussão tradicional na disciplina de instrumento da componente de formação técnica do plano de estudos do Curso Profissional de Instrumentista de Sopros e Percussão.

Para comemorar este feito único , não só para o ensino da música em Portugal, mas também para a preservação do património cultural de que estes instrumentos se fazem acompanhar, decorrerá no próximo  dia 20 de Agosto, na Praça General Silveira (Largo das Freiras) em Chaves, o Identidades, evento de apresentação oficial deste projecto didáctico pioneiro em Portugal.
 
O Evento terá como convidados musicais Diabo na Cruz, Projecto Enraizarte, Roncos do Diabo, e Fadomorse. Conta também com diversas presenças de construtores e tocadores destes instrumentos.

  • Academia de Artes de Chaves é a primeira e única escola do país a lecionar Gaita-de-foles e Percussão Tradicional

Outras notícias