06/07/2020
01:34:25
SinalTV - Canal MEO 500520
09-04-2014
Cultura

Abba celebram 40 anos da vitória na Eurovisão

Abba celebram 40 anos da vitória na Eurovisão
Uma edição especial do álbum "Waterloo" (com o título da canção que lhes deu a vitória eurovisiva em abril de 74) chega esta semana com extras em áudio e um DVD com atuações da época.
Brighton, 6 de abril de 1974. As canções da Holanda (I See A Star, de Mouth & McNeal) e do Reino Unido (Long Live Love, por Olivia Newton John) partiam como favoritas para o Festival da Eurovisão (que tinha em E depois do adeus, de Paulo de Carvalho, a representação portuguesa). Mas no final da votação a italiana Gigliola Cinquetti (que tinha vencido dez anos antes com a canção Non ho l'eta, precisamente no ano em que Portugal se estreava no concurso, com António Calvário) surgia em segundo lugar com o tema Si e a vitória cabia a um grupo sueco do qual, fora das fronteiras do seu país, nunca antes ninguém havia ouvido falar. Chamavam-se Abba, apresentavam-se ao som de Waterloo e sagravam-se os grandes vencedores da noite. 40 anos depois, o álbum que fez dessa canção o tema-título regressa numa edição comemorativa, com extras em áudio e DVD.
O certame já tinha feito do Volare de Domenico Modugno (Itália, 1958) ou de Puppet on a String de Sandie Shaw (Reino Unido, 1967) verdadeiros êxitos planetários. Tal como o havia sido, inclusivamente com impacte nos EUA (onde chegou ao número 9) o tema Eres Tu, dos Mocedades, que tinha levado a Espanha ao segundo lugar em 1973.Mas nunca antes nem depois o Festival da Eurovisão lançou uma carreira como a dos Abba.
O grupo, com o nome Agnetha, Anni-Frid, Benny & Björn, já tinha discos desde 1972 (quando se estrearam ao som de People Need Love) e em 1973 havia tentado o Festival da Canção sueco, sem contudo o vencer com a canção Ring Ring. Em 1974 Waterloo assinalava a sua estreia como ABBA (cada letra representando as iniciais do nome de cada um dos músicos) numa abordagem eficaz aos modelos então em voga do glam rock, levando-os - naturalmente depois do impacte do triunfo eurovisivo - ao primeiro lugar em inúmeros países e ao top 10 americano, somando o single vendas na ordem dos seis milhões de unidades.
Waterloo surgiu de um convite da própria TV estatal sueca para que o grupo concorresse novamente ao festival local. E Stig Anderson - o manager e grande entusiasta da mudança de nome do quarteto para Abba - deu luz verde à ideia, concordando que o certame seria uma boa plataforma de exposição internacional e que o ideal seria submeterem uma canção "feliz" e ritmada. Björn Ulvaeus e Benny Andersson retiraram-se para a ilha de Viggsö (no arquipélago de Estocolmo), onde de resto trabalhariam regularmente daí em diante. Como método de trabalho tinham sessões conjuntas em que, horas a fio, iam tocando notas e acordes na guitarra e ao piano, cantarolando ideias de melodias. Estavam em novembro de 1973 e dali saíram com dois temas, um deles acabando por ser escolhido. Mas faltava a letra e o título. Stig Anderson começou por tentar Honey Pie, mas depois achou "Waterloo" num livro de frases e citações, referindo a batalha que derotara definitivamente Napoleão em 1815.
Na noite do Festival da Eurovisão, em Brighton (no Reino Unido), Waterloo somou 24 pontos (um dos quais atribuído pela votação Portugal, num tempo em que cada país tinha 10 pontos por distribuir, com o entendesse, pelas canções concorrentes) e venceu com seis de avanço sobre a Itália.
Por alturas do concurso, o grupo tinha já editado na Suécia um segundo álbum, ao qual deu o título da canção e em cujo alinhamento surgiam temas como Honey Honey ou Hasta Mañana. A nova DeLuxe Edition que assinala os 40 anos deste mesmo disco apresenta-se num formato híbrido de CD + DVD. O CD junta ao alinhamento do álbum de 1974 algumas versões alternativas dos singles, entre as quais as gravações em sueco, alemão e francês de Waterloo. O DVD representa a grande coleção de raridades desta edição, incluindo imagens da atuação no Eurofestival e também no Melodienfestival (o festival da canção sueco), assim como uma atuação após a vitória e uma performance no Top of The Pops. Tudo isto ao som de Waterloo ora em inglês ora em sueco. O alinhamento do DVD junta ainda imagens de outras atuações televisivas da época nas quais os Abba interpretaram Honey Honey, outro dos singles extraídos do alinhamento deste seu álbum de 1974.

Fonte: dn.pt

Outras notícias