25/03/2019
03:40:37
SinalTV - Canal MEO 500520
04-02-2015
Economia

A mais antiga feira do fumeiro do país cumpriu tradição

A mais antiga feira do fumeiro do país cumpriu tradição
A aldeia de S. João de Corveira recebeu mais uma feira de S. Braz, que decorreu no passado fim-de-semana, dias 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro. Organização faz um balanço positivo do evento.

Presunto, orelheira, salpicão, alheira, linguiça, carne gorda, vinho, pão centeio, folar e muitas outras iguarias locais marcaram presença na Feira de S. Braz, considerada a mais antiga feira do fumeiro do país, com cerca de 200 anos de existência.

A tradição cumpriu-se e a população local aproveitou para escoar os produtos que ainda se fazem à “moda antiga” e satisfazer os gostos dos clientes que já estão fidelizados. “Temos pessoas, por exemplo, da zona de Famalicão que levam aos 800 quilos de produtos. São clientes que já vêm há muitos anos”, referiu Hernâni Sousa, Presidente da Junta de Freguesia de S. João de Corveira, que fez um “balanço muito positivo” da edição 2015 do evento.

Milhares de pessoas passaram pela tenda colocada no centro da aldeia para o efeito, onde teve lugar o baile no sábado à noite. Já no domingo, pela manhã, António Medeiros, Vice-Presidente do Município de Valpaços, acompanhado dos Vereadores Municipais, do primeiro secretário da Assembleia Municipal e de Hernâni Sousa, inaugurou o certame ao som da Banda Musical de Carrazedo de Montenegro. Enquanto decorriam as vendas, ao início da tarde teve lugar a Chega de Bois, que juntou centenas de pessoas, e depois o lanche convívio. Houve ainda tempo para os cantadores aquecerem as vozes nas cantigas à desgarrada.

Para António Medeiros a Feira de S. Braz “é um dos eventos anuais de referência proporcionados através do Município, que serve de montra do mundo rural nesta época do ano no nosso concelho. O que de mais significativo produzimos durante o inverno, está aqui retratado, é a nossa riqueza”.

A aposta na Feira de S. Braz tem sido, paulatinamente, maior, na procura de a melhorar de ano para ano e o sucesso do evento está à vista. Trata-se de uma organização da Junta de Freguesia de São João da Corveira, com o apoio da Câmara Municipal de Valpaços e da EHATB – Empreendimentos Hidroeléctricos do Alto Tâmega e Barroso.

Fonte: CM de Valpaços

Outras notícias