25/03/2019
03:41:14
SinalTV - Canal MEO 500520
12-02-2015
Cultura

Município inaugura escultura dedicada ao Amor

 Município inaugura escultura dedicada ao Amor
De forma a libertar a Ponte Romana de Chaves da «moda dos cadeados do amor».
A escultura de ferro e em forma de coração, denominada “Aquae Amor”, ficará localizada num local emblemático da cidade, ao alcance de todos.

À margem do evento “Aquae Amor - Chaves Romana”, o Município de Chaves vai inaugurar, no próximo dia 14 de fevereiro (sábado), Dia dos Namorados, uma escultura dedicada ao amor, para aqueles que queiram demonstrar os seus sentimentos, através de um ato simbólico, colocando ali um cadeado.

A escultura de ferro, em forma de coração, denominada “Aquae Amor”, representa assim o simbolismo do amor e do compromisso e ficará situada na Alameda do Tabolado, junto às poldras do rio Tâmega, um local emblemático da cidade flaviense. 

Esta estrutura, à semelhança do que acontece em outras cidades europeias, permitirá que os enamorados coloquem os “cadeados do amor”, eternizando assim os seus sentimentos e afetos por aqueles que bate o seu coração de forma altruísta. A ideia da estátua surgiu devido à necessidade de preservação da Ponte Romana de Chaves, património histórico da cidade, oferecendo assim uma alternativa aos amantes desta prática, que já usavam a Ponte de Trajano (ex libris da cidade) para ali prenderem os seus cadeados. 

O evento “Aquae Amor - Chaves Romana” - organizado pela autarquia flaviense e pela empresa Empreendimentos Hidroeléctricos do Alto Tâmega e Barroso, S.A. (EHATB), em colaboração com a Chaves Viva - promete trazer à antiga cidade romana de Aquae Flavie muita animação, dança, música, acrobacias, ações aliadas a motivos mitológicos e carnavalescos. Pelas 15h00 terá lugar um pomposo desfile Galaico-Romano do Panteão dos Deuses, que percorrerá algumas das principais ruas da cidade, culminando com a inauguração da estátua “Aquae Amor”. Um pouco mais tarde, pelas 22h30, no Pavilhão Expoflávia e no Jardim do Bacalhau, haverá um momento mais intimista ao som do fado e fogo-de-artifício a acompanhar. 

Fonte: Gabinete de Protocolo e Comunicação da CM de Chaves

Outras notícias