17/09/2019
13:24:15
SinalTV - Canal MEO 500520
19-02-2016
Sociedade

Município de Chaves abre bolsa de voluntários dos 14 aos 30 anos

 Município de Chaves abre bolsa de voluntários dos 14 aos 30 anos

Programa visa promover e estimular a prática de voluntariado, como meio de aquisição de competências.

A Câmara Municipal de Chaves vai abrir uma bolsa de voluntários, no âmbito de uma candidatura ao programa “Agora Nós” do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), uma iniciativa que visa promover a prática do voluntariado jovem, facilitando-o a quem o quer praticar e a quem dele depende (neste caso, o Município de Chaves) para colocar projetos no terreno ou eventualmente dinamizar projetos já implementados.

Através desta bolsa de voluntários, a autarquia pretende centralizar a oferta para mais facilmente coordenar os projetos de voluntariado que pretende desenvolver. Refira-se que todos os candidatos receberão formação na área, ministrada pelo referido IPDJ, de forma a certificar competências. 

O programa “Agora Nós” tem as seguintes áreas de intervenção: ambiente, saúde, cultura, desporto e atividades de solidariedade social.

As atividades de voluntariado, de âmbito local, poderão ser de curta duração (inferiores a quinze dias seguidos) ou de longa duração (ações superiores a quinze dias). Os jovens voluntários terão direito a um seguro que cubra acidentes pessoais e responsabilidade civil decorrente da atividade de voluntariado; a formação ministrada pelo IPDJ e pelos coordenadores da atividade de voluntariado; ao reembolso de despesas, devidamente justificadas, como por exemplo alimentação e transporte; e ainda a um cartão de voluntário e respetivo certificado.

Os interessados poderão inscrever-se na Divisão de Recursos Humanos e Ação Social, sita na Rua 1.º de Dezembro, Edifício dos Antigos Magistrados. Poderão igualmente obter mais informação através do telefone 276 340 500 (extensão 590).

Fonte: Gabinete de Protocolo e Comunicação da CM de Chaves

Outras notícias