25/04/2019
18:38:09
SinalTV - Canal MEO 500520
11-02-2019
Cultura

Livro “Privilégios de Chaves” revela três factos de uma cidade desconhecida

 Livro “Privilégios de Chaves” revela três factos de uma cidade desconhecida

A Biblioteca Municipal de Chaves acolheu, no último sábado, na Sala Multiusos, a sessão de apresentação do livro" Privilégios de Chaves”, da autoria de Manuel José Carvalho Martins, uma obra editada e promovida pelo Grupo Cultural Aquae Flaviae.

A sessão foi presidida pelo Vice-Presidente da Câmara, Francisco Melo, que manifestou proveitoso o apoio municipal ao Grupo Cultural Aquae Flaviae, tendo em conta os resultados apresentados. Acrescenta ainda que “o trabalho é meritório pelo que traz de polémico, pelo despertar para novas realidades e na força com que posiciona Chaves no contexto nacional".

Para a Presidente do Grupo Cultural Aquae Flaviae, Maria Isabel Viçoso, o autor "é merecedor de gratidão intelectual pela dedicação e interesse dos estudos produzidos". Prestigiado e reconhecido pelo empenho em divulgar acontecimentos históricos ancestrais de difícil interpretação, o seu trabalho é suportado pela toponímia e a lógica aristotélica, formalizando silogismos traduzidos em obras que coloca à disposição de interessados leitores sobre a génese histórica do povoamento de Chaves e região do Alto Tâmega.

A apresentação do autor e obra esteve a cargo de Maria Aline Caetano, também colaboradora assídua do Grupo Cultural Aquae Flaviae e admiradora da vasta obra publicada e do rigor dos trabalhos apresentados.

Considera que este "é um contributo literário que muito dignifica Chaves ao historiar três importantes acontecimentos da sua vivência, traduzidos nas célebres Colunas, na génese flaviense de Camões e na hipótese documentada de a povoação do Castelo ter sido Paróquia".

Fonte: Gabinete de Protocolo e Comunicação CM Chaves

Outras notícias