26/09/2020
22:38:24
SinalTV - Canal MEO 500520
06-07-2015
Sociedade

Câmara de Boticas cria Banco Local de Voluntariado

 Câmara de Boticas cria Banco Local de Voluntariado

A Câmara Municipal de Boticas constituiu o Banco Local de Voluntariado (BLV) com o intuito de promover e garantir a todos os cidadãos uma participação solidária em ações de voluntariado, o que permite estimular a população do concelho de Boticas para a participação cívica em projetos sociais.

O BLV é um projeto concelhio, que já se encontra em funcionamento e que tem como objetivos a promoção da cidadania ativa através do incentivo ao voluntariado e a promoção da igualdade de oportunidades, de solidariedade e justiça entre todos os cidadãos. O Banco de Voluntariado permite, ainda aos voluntários e às entidades locais com interesses no voluntariado realizarem iniciativas de âmbito social.

O Banco Local de Voluntariado de Boticas definiu as normas de funcionamento com o Município, os voluntários e as organizações promotoras do voluntariado. Nos Princípios Enquadradores do Voluntariado constam os princípios da solidariedade, participação, cooperação, complementaridade, gratuidade, responsabilidade e o princípio da convergência.

Perante este organismo, o Município de Boticas tem como obrigações, proceder à inscrição dos voluntários e das organizações promotoras de voluntariado, elaborar uma base de dados e fazer o cruzamento dessa informação, realizar uma entrevista para apreciação do perfil dos voluntários, encaminhar os voluntários para as organizações mais adequadas às suas aptidões, desenvolver ações de formação relativas ao funcionamento do BLV, estabelecer o acordo entre o voluntário e a entidade promotora e, finalmente, emitir o cartão de identificação de voluntário.

Por sua vez, cabe ao Banco Local de Voluntariado supervisionar o processo de acolhimento e integração do voluntário na organização promotora.

Os voluntários têm direito a descontos e isenções na utilização de equipamentos e serviços camarários, entre eles estão o desconto de 50% no preço do bilhete de utilização das Piscinas Municipais coberta e descoberta, acesso gratuito a todas as iniciativas culturais, recreativas e desportivas promovidas pelo município botiquense, isenção parcial de 50% nas fotocópias em formato A4, solicitadas na Biblioteca Municipal, isenção de 10% no valor das taxas das licenças e autorizações para a realização de obras particulares e, por último, a isenção do pagamento para consumo de água para fins domésticos até 3m3, e das tarifas de saneamento.

Fonte: Câmara Municipal de Boticas

Outras notícias